Por que devo pagar para concorrer a uma vaga de emprego?

Certamente você já enviou seu currículo para uma vaga de emprego que tinha o seu perfil e até hoje você aguarda uma resposta. Não sabe sequer se seu currículo foi pelo menos visto pelo recrutador. Saiba que essa situação não aconteceu só com você. A maioria das pessoas em processo de recolocação passam por isso. As empresas de RH, agências de emprego e aquelas que fazem constantes processos seletivos se deparam com prazos muito curtos e equipes bem enxutas para dar conta do volume de trabalho gerado para cada vaga a ser preenchida. Além disso, o número de currículos que chegam aos bancos de dados das empresas tem sido cada vez maior.

Atualmente as empresas contam com sistemas e aplicativos de e-mail que geram respostas automáticas, individuais para cada candidato, confirmando o recebimento do seu currículo. Mas entre essa resposta e o real aproveitamento do currículo do candidato, a distância é muito longa, e os candidatos não obtém uma resposta efetiva sobre seu perfil, sua participação no processo, ou sequer se o currículo foi realmente analisado pelo recrutador.

Visando melhorar essa comunicação e efetivamente oferecer um retorno mais adequado àquela pessoa que se candidatou a uma vaga de emprego, recentemente tem se tornado uma prática cada vez mais comum o pagamento para se cadastrar e participar de processos seletivos. Como funciona:

  1. Ao identificar uma vaga que lhe interessa, leia as informações sobre aquele posto de trabalho, para verificar se seu perfil profissional está alinhado ao perfil demandado na vaga;
  2. Clique no link para se candidatar a vaga e preencha seu cadastro (normalmente isso é muito rápido, pois o site pedirá informações básicas);
  3. Após preencher os dados, o site direcionará para a página onde você fará a escolha da forma de pagar (Crédito, débito, boleto bancário, etc). Realize o pagamento;
  4. Para concluir o processo, anexe o currículo e clique em Enviar.

Pronto! Ao concluir a inscrição, você passa a ser um candidato neste processo seletivo.

Há sites que oferecem, ainda, a opção de se candidatar sem enviar o currículo. Nesse caso, ao efetuar o pagamento, estará automaticamente inserido no processo, e o recrutador entrará em contato diretamente com você para colher seus dados e verificar se seu perfil atende ao demandado pela vaga.

Quando um candidato paga para enviar seu currículo ou concorrer a determinada vaga ele está se inscrevendo em um processo seletivo, mas além disso, está contratando a prestação de um serviço que lhe possibilitará ter o mínimo de retorno sobre seu currículo ou sua participação nesse processo.

É preciso lembrar que, para existir, as empresas precisam vender e obter receitas, do contrário, não conseguem fornecer seus serviços adequadamente. As empresas de RH, especificamente, não são financiadas por nenhum órgão governamental e é das receitas obtidas que conseguem o dinheiro necessário para pagar suas contas e inovar em seus processos. Assim, ao receberem pelos currículos enviados, poderão dar um atendimento diferenciado para os candidatos, que deixarão de ser meros coadjuvantes para se tornarem os protagonistas dos processos seletivos que participam, recebendo o devido retorno e respeito.

É importante ressaltar, também, que ao pagar para enviar seu currículo ou se candidatar para determinada vaga, você não está comprando a vaga, ou seja, não há qualquer garantia de que aquele emprego será seu. O que se garante, neste caso, é o recebimento e análise do seu currículo para, a partir disso, ser convocado a participar do processo seletivo e obter o devido retorno por esta participação.

Boa sorte e sucesso em sua carreira!