1. Imagine que é um desafio divertido


“Enxergar a pressão como uma ameaça diminui a sua confiança e ativa o medo. Sua memória, atenção e julgamento ficam prejudicados”, dizem os autores do livro.


A solução? Enxergar a pressão como um desafio. Assim, a situação deixa de ser apenas trabalho e passa a ser uma oportunidade para fazer e mostrar o seu melhor.


2. Não pense no resultado


Weisinger e Pawlinw-Fry dizem que essa dica é a mais fácil de ser aplicada.


Eles explicam que é necessário desenvolver uma visão de “túnel”. Ou seja, focar no processo e não no resultado em si. Assim, você evita pensar no que pode não dar certo, e só se concentra em como conseguir dar cada passo.


3. Lembre-se de que segundas chances acontecem


É bem comum pensar que algumas oportunidades na vida são únicas. Alerta: isso pode ser bastante destrutivo.


Os autores explicam que isso aumenta a pressão que cada um coloca em si, aumentando o sentimento de risco e perda. Portanto, para melhorar o seu desempenho, é importante imaginar que sempre haverá uma segunda chance.


4. Pense no pior


Diferente do que a maioria diz, pensar no “e se” pode ajudar!


“Pode protegê-lo do aumento da pressão ao possibilitar que você se prepare para isso e fique menos assustado com o inesperado. Você mantém a sua compostura e continua a realizar a sua tarefa no melhor de sua habilidade”, explicam Weisinger e Pawlinw-Fry.


5. Tome controle


Quando o foco está nos fatores “incontroláveis”, a ansiedade e, consequentemente, a desconfiança em si mesmo aumentam. Concentrar-se no seu desempenho, em vez de pensar em outros candidatos numa entrevista de emprego, por exemplo, é a maneira certa de evitar esses sentimentos.


6. Pense nos sucessos do passado


Um jeito de aumentar a confiança é lembrar-se do que você já fez que deu certo. “Lembrar do seu sucesso no passado inflama a confiança. Você já fez antes, e pode fazer de novo”, escrevem Weisinger e Pawliw-Fry.


7. Pratique


Normalmente, as pessoas tendem a evitar situações de pressão, mas, de acordo com os autores, o melhor é se colocar nessas situações para aprender a lidar com elas. Quanto mais você estiver exposto a esses momentos, menos irá ficar desconfortável quando eles chegarem e a pressão terá menos impacto.


8. Seja positivo


Pode parecer uma frase boba, mas, segundo os autores do livro, realmente funciona. Aqueles que mantêm um pensamento positivo antes e durante situações de pressão se dão melhor.


Eles explicam que acreditar que tudo vai dar certo no final evita preocupações — e, portanto, distrações — durante o processo. “Ansiedade e medo saem da equação, permitindo que você aja com confiança”.


9. Crie uma performance de rotina


Muitos artistas antes de entrar no palco fazem um pequeno ritual para ajudar na concentração e evitar distrações.


Weisinger e Pawliw-Fry explicam que essa rotina deve ser curta e ser feita antes do evento ou apresentação. Nela, você deverá rever pontos importantes; antecipar os problemas com os quais poderá ter que lidar; incluir um componente físico, como uma forma de respiração; visualizar o seu sucesso e terminar com uma frase de efeito.


10. Fique calmo


Não agir no calor do momento é uma das dicas mais importantes dos autores. Em situações de pressão, os pensamentos vêm muito rápido e muitas vezes o levam a agir sem estar pronto. A informação principal pode acabar sendo deixada de lado.


A única dica deles: acalme-se. Respire fundo e dê um tempo para conseguir pensar em um plano ou analisar a situação sem concluir nada de forma apressada.