Carreira 21/12/2016

4 dicas para otimizar seu tempo e a rotina de RH


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4 DICAS PARA OTIMIZAR SEU TEMPO E A ROTINA DE RH
O departamento de Recursos Humanos possui muitas tarefas operacionais, táticas e estratégicas para executar. Porém, quando o trabalho é distribuído com equilíbrio, é importante que você consiga otimizar seu tempo e, consequentemente, tornar eficiente a rotina de RH como um todo.
A seguir, serão relacionadas 4 dicas para você otimizar seu tempo e melhorar a rotina de RH da sua empresa:
Planeje suas tarefas e estabeleça metas
Faça uma lista com todas as atividades da rotina de RH que você vai realizar ao longo do expediente e foque nela. Assim, você vai ter uma perspectiva melhor do que precisa priorizar. Ao planejar suas tarefas é muito importante que você estabeleça metas. Estabelecendo metas você também conseguirá ter uma visão geral mais ampla de suas atividades como um todo e saberá definir quais delas você dá conta de realizar sozinho e em quais precisará de ajuda, por exemplo.
Evite se envolver demais com imprevistos e delegue funções
Quando um imprevisto surge, nossa tendência é largar tudo que estamos fazendo e se dedicar a resolver aquele problema. Mas será que isso vale a pena? É isso que você precisa se perguntar quando uma situação dessas acontecer.
Além de saber delegar, um bom gestor de RH precisa saber conhecer os talentos de sua equipe. Com cada colaborador fazendo as atividades que mais gosta, as coisas fluirão melhor e o tempo será mais bem aproveitado, evitando, por exemplo, os retrabalhos.
Seja realista e tenha cuidado com a procrastinação
Se você é do tipo que quer abraçar o mundo, precisa rever suas atitudes, pois poderá ter até problemas de saúde, como o estresse, por conta disso. Portanto, aprenda a fazer suas atividades dentro de seus limites.

Identifique qual fase do dia é seu período mais produtivo. Em seguida, decida quais tarefas precisam ser feitas sem falta e reserve essas tarefas para seu período mais produtivo, deixando as possíveis surpresas para o resto do tempo. Sabe aquele velho ditado que diz “nunca deixe para amanhã aquilo que se pode fazer hoje”? Ele se aplica muito bem à rotina de RH.
Evite as distrações
Hoje em dia o que não falta são coisas que tiram o foco das pessoas do trabalho. O amigo marca você em uma foto no Facebook, o filho manda mensagem pelo WhatsApp pedindo para você comprar alguma coisa ao sair do trabalho e por aí vai.
Você não precisa ser radical e não utilizar nenhuma dessas ferramentas de comunicação no seu dia a dia, mas às vezes, quando se está realizando uma tarefa importante, deixar o celular desligado dentro de uma gaveta pode ser a solução para evitar distrações.
Implementar algumas dessas sugestões pode colocá-lo no caminho certo para otimizar seu tempo e melhorar a rotina de RH. Quanto mais consciente for o esforço, mais ideias você terá para eliminar atividades desnecessárias e ajustar processos, tornando-os mais enxutos. A consequência dessa prática é uma produtividade maior, o que resulta em mais metas e objetivos alcançados.

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