Dicas 19/10/2016

7 truques para nunca mais chegar atrasado ao trabalho


exame.abril.com.br
Comparado a outras nacionalidades, o brasileiro não costuma ser pontual. Por aqui, é aceitável chegar um pouco depois do horário combinado para um encontro pessoal ou até profissional. Mas tudo tem limite.

Mas como sair desse ciclo vicioso? A seguir, você verá algumas táticas simples que podem ser surpreendentemente eficazes para melhorar a qualidade do seu sono, acelerar a sua preparação matinal e garantir a sua pontualidade.

Evite telas luminosas logo antes de dormir
Outro hábito noturno que precisa ser eliminado é a exposição a dispositivos tecnológicos como celulares, tablets e computadores antes de se deitar.

O problema é que a luz artificial das telas, especialmente nas cores azul e branca, atrapalha a produção de melatonina, um hormônio que prepara o seu organismo para o sono.

Para dormir mais rápido e acordar disposto no dia seguinte, é melhor se dedicar a atividades "offline", como ouvir música ou ler um bom livro.

Configure um alarme para a hora de dormir
Se você se distrai facilmente à noite e acaba indo para a cama muito tarde, pode ser interessante contar com um alarme noturno para a sua hora de dormir.

O som não será tão poderoso quanto um estridente despertador matinal, mas pode servir como um lembrete de que você já deveria estar deitado.

A vantagem é mexer com o seu psicológico: você passa a ter consciência de que todo o tempo que passar acordado depois do alarme está sendo subtraído do seu descanso.

Coloque o despertador longe da cama
Apertar o botão que interrompe o ruído estridente do alarme e reestabelece a paz do quarto é quase um instinto natural. A ação se torna muito fácil se o relógio está perto de você.

Para evitar a tentação, um truque velho, mas infalível, é posicionar o despertador do outro lado do quarto. Isso obrigará você a levantar da cama para interromper o barulho, o que por si só pode ajudar a despertá-lo. Só não vale dar meia volta: assim que se levantar, passe longe da cama e comece imediatamente a sua rotina de preparação.

Não durma demais
Muita gente se atrasa para o trabalho porque dormiu pouco e não resiste ao botão "soneca" do despertador. O que poucos sabem é que exagerar nas horas de sono também pode ser prejudicial.

Especialistas dizem que quem dorme mais do que 8 horas por noite, tem mais chances de sentir fatiga quando acorda e pelo resto do dia.

O ideal é descansar o suficiente: nem a mais, nem a menos do que o seu corpo precisa. Isso vale inclusive para fins de semana, quando muita gente dorme até tarde na ilusão de estar compensando o déficit de sono acumulado.

Crie rituais noturnos
Seres humanos são procrastinadores natos: adiam até a hora de dormir. Mas como evitar que outras atividades sempre pareçam mais interessantes do que vestir o pijama e apagar a luz?

Uma boa tática é estabelecer uma rotina de atividades divertidas e estimulantes que você desempenhará como uma espécie de preparação para o sono.

Em vez de escovar os dentes, a sua última atividade antes de dormir pode ser ouvir uma música relaxante ou ler algumas páginas de um bom livro. O estímulo para se deitar se torna, assim, muito maior.

Faça aulas pela manhã
Assumir compromissos matinais é uma estratégia inteligente para acordar com mais facilidade. A ideia é ter uma obrigação diária antes do expediente, como uma aula de ioga ou uma sessão de exercícios na academia.

É preciso que a atividade tenha regularidade e não admita faltas. Outro ponto fundamental é que ela seja interessante para você.

Se não trouxer nenhum tipo de prazer ou recompensa, ela não funcionará como um reforço psicológico para sair da cama. Você apenas terá mais um compromisso para o qual se atrasar.

Tenha sempre algo por que esperar
Você já percebeu que sair da cama é muito mais fácil quando há algum evento especial programado para aquele dia? Esse é o poder da ansiedade em ação.

Como a rotina não é feita de grandes acontecimentos, o segredo está em descobrir pequenos prazeres.

Do início de um novo projeto na empresa a um almoço com um velho amigo, qualquer expectativa pode servir como incentivo para se levantar da cama e começar um novo dia.

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