Dicas 20/07/2016

10 coisas para remover do seu currículo


www.alertaemprego.com.br
Sabia que um candidato com um currículo fraco demora, em média, mais de 18 semanas para encontrar emprego? Na maioria das ocasiões, o seu CV e a carta de apresentação são as únicas ferramentas de candidatura que o recrutador vê. Por isso, não se pode arriscar ter um currículo mal-estruturado e com informações desnecessárias.

Segue abaixo uma lista das 10 coisas que não podem constar no seu currículo:



1 - Informação Pessoal

Para não ser alvo de discriminação, não coloque no seu currículo: Fotografia data de nascimento, gênero, orientação sexual, religião, afiliação partidária.

A sua idade e gênero estão implícitos no seu nome e experiência profissional, portanto, poderão sempre ser alvo de preconceitos.

2 - Erros ortográficos

Cerca de 50% dos CVs submetidos têm erros ortográficos ou gramaticais. Para garantir que este não é o seu caso, leia várias vezes o currículo e peça a amigos ou familiares para tentarem descobrir erros. Um novo “par de olhos” pode ajudá-lo bastante.

3 - Experiência de trabalho irrelevante

Ao mencionar a experiência irrelevante está dispersando a atenção do recrutador. Foque-se em mostrar a experiência e competências que fazem de você o candidato ideal.

Analise o anúncio de emprego e decida qual a informação relevante que deve constar no CV. Utilize keywords (palavras-chave) para atrair a atenção do recrutador.

4 - Hobbies irrelevantes

A sua coleção de 200 xícaras pode ser uma parte muito importante da sua vida, mas de que forma isso é importante para a empresa?

Indique somente hobbies que o tenham ajudado a ser um melhor profissional ou estejam diretamente relacionados com a área de negócios da empresa a qual se candidata.

5 - E-mail pouco profissional

76% dos CVs que contêm um e-mail como “nina_kidah1975@gmail.com” ou “o_joao_e_legal@hotmail.com” são rejeitados. Opte por criar um e-mail Gmail ou Outlook onde constem o seu nome e sobrenome.

Exemplo: joao.silva@gmail.com

6 - Referências (sem ser pedido)

É muito raro os empregadores pedirem referências antes da entrevista de emprego. Especialmente em uma altura em que o linkedin é uma boa fonte de referências profissionais, escrever “referências disponíveis caso seja solicitado” é um gasto de espaço e tempo do recrutador.

7- Alegações falsas

60% dos candidatos admitiram já ter mentido numa candidatura a emprego. Os riscos de mentir incluem não ser contratado ou, pior ainda, ser contratado e despedido pouco tempo depois.

Seja honesto e comunique as suas competências (reais) mais relevantes para a vaga.

8 - Informação a mais

Se o seu currículo tem mais do que duas páginas, está na hora de o rever e “cortar” as informações menos importantes. Os empregadores recebem uma média de 118 candidaturas, por isso gastam apenas cerca de 6 segundos em cada uma. Acha que é suficiente para ler três ou quatro páginas de texto?

Escreva somente as informações mais pertinentes.

9 - Criatividade em demasia

Um currículo criativo pode ser o elemento de distinção dos demais candidatos, mas nem todos os recrutadores consideram que esta é uma boa tática.

A menos que tenha uma ideia verdadeiramente original, opte por tornar o seu CV visualmente mais apelativo através do uso de marcadores, tipos de letra simples e espaços em branco “para respirar”.

10 - Abreviações, jargão e lugares-comuns

Tenha atenção ao tipo de palavras que utiliza quando escreve a sua candidatura. 71% dos candidatos colocam palavras específicas da sua indústria ou abreviações no currículo. Se o mesmo for analisado por alguém com poucos conhecimentos técnicos na área, muito provavelmente será rejeitado, já que 54% dos empregadores se irritam com jargões no CV.



Escreva um currículo simples e que demonstre as suas competências relevantes – evite colocar informação desnecessária.



:: VER TODAS NOTÍCIAS ::

 

 

ESPAÇO CRESCERH - João Monlevade | ESPAÇO CRESCERH - Belo Horizonte

 

Av. Wilson Alvarenga, 1092, Sala 301 - Carneirinhos, 35930-001 Joao Monlevade MG Brasil
Tel.:(31) 3851-3676   |  9 8808-0060   |   9 8717-0060

 

Copyright © 2015 - Todos os direitos reservados